Para entender a Economia Circular e como a Papelão Joia atua nesse setor é necessário conhecer alguns conceitos básicos descritos rapidamente a seguir:

O que é Resíduo Sólido

Resíduo sólido é todo material, substância, objeto ou bem, resultante de atividades humanas em sociedade, descartado. O resíduo é mais conhecido como lixo.

Lei PNRS

Com o constante aumento do consumo nas cidades gerando grande concentração de resíduos sólidos urbanos, foi criada uma lei (Lei nº 12.305/10), conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo transparência no gerenciamento dos resíduos nos setores públicos e privados.

Consequência da má gestão do resíduo sólido

Existem diversas consequências da má administração do resíduo sólido, causado tanto por pessoa comuns ou por empresas. O descarte inadequado do resíduo leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões como também causa a proliferação de insetos vetores de doenças, como o Aedes aegypti, que causa a dengue, a zica e a chikungunya, são alguns dos exemplos.

Descarte do Resíduo Sólido

O descarte desse resíduo não significa que ele não tem mais valor, mas sim que não é mais necessário para quem o descartou. Contudo, existem grandes chances desse resíduo ainda ser útil, em sua forma original ou transformado, para outras pessoas ou empresas, como a Papelão Joia,

Este processo é chamado de RECICLAGEM, ou seja, transformações de resíduos descartados para a elaboração de novos produtos. Ou podemos citar que os resíduos sólidos podem ser matéria prima reciclada.

Matéria Prima Reciclada

Um produto pode ser feito com resíduos sólidos, ou seja, com matéria prima reciclada, mas não necessariamente se tornar reciclável.

Para a natureza um produto descartado, mesmo os que são feitos de resíduos sólidos, e que possui capacidade de ser reciclado, mas não é, acaba gerando um problema global.

Um produto novo descartado, que agora entra na categoria de resíduos, simplesmente não desaparece no meio ambiente.

Importância da Reciclagem

A reciclagem é uma maneira de lidar com o acúmulo do lixo, reduzindo a quantidade do próprio resíduo descartado como também a diminuição da produção de diversas matérias primas virgens. Mas ela precisa ser feita constantemente e por todos para não encontrarmos matéria prima reciclada no lixo.

Economia Circular

O ideal é transformar um produto feito com matéria prima reciclada, em um produto útil para muitas pessoas e empresas, e ainda, poder voltar a ser matéria prima para a mesma indústria que a criou.

O resultado seria a diminuição dos resíduos produzidos e ainda, a substituição dos mesmos com produtos reciclados, recicláveis, reutilizados, tudo que a economia circular nos estimula a agir.

Assim, dessa forma que a Papelão Joia trilhando sua jornada empreendedora, produzindo produtos útil para pessoas e empresas e ainda se preocupando com a economia circular.


Lembrando que resíduos e rejeitos são diferentes. Estes últimos não têm possibilidade economicamente viável de tratamento e recuperação. Por isso, devem receber uma encaminhamento final ambientalmente adequado.